Inicio de 2025, mais um ano de oportunidades para realizar um objetivo que estou idealizando há um tempo: lançar um jogo na Steam e que seja bom! Rsrs.
É um objetivo fácil? Eu não diria isso, mas é um objetivo possível. Trabalhoso, mas possível. Atualmente estou trabalhando nesse objetivo com meu namorado que está me ajudando bastante e ele tem feito artes bem legais que estão me surpreendendo. Porém eu queria falar de outra coisa hoje aproveitando o início do ano. Fazer uma retrospectiva da minha trajetória de gamedev até o momento.
Meu
interesse em fazer um jogo surgiu no final de 2020 quando tive mais
contato com pessoas que trabalhavam criando jogos e comecei a estudar mais
sobre o assunto. Na época eu só foquei em evoluir as minhas habilidades artísticas.
Depois de um tempo tentei formar um grupo para realmente tentar lançar alguma
coisa.
Então
me aventurei em um projeto de um amigo de um amigo rsrs. Fizemos algumas coisas
(que eu gostei muito do resultado e eles também gostaram), mas eu senti que a
gente estava meio que improvisando. O dono da ideia do projeto não sabia direito
qual seria o próximo passo, nem o que o jogo deveria ser. Aí chegamos em um
ponto que parecia que não evoluía. Vale frisar, que todos nós éramos iniciantes:
eu na arte, um na programação e outro meio que na edição e organização. E tudo
bem com isso, estávamos no caminho para aprender cada vez mais.
Como
o primeiro projeto tinha muitas coisas para decidir em termos de objetivos e
mecânicas, resolvemos tentar um projeto meu, que era a outra pessoa que tinha outra
ideia mais completa para iniciarmos. Começamos e eu estava animada. Os
resultados estavam ficando bons, todos aprendendo um pouco todo dia e tals,
massssssss... os outros dois integrantes simplesmente, resolveram abandonar o
barco. Não deram satisfação nem nada. Só “pluft”. Tô esperando até hoje kkkk. Contei
isso em outro post. Fiquei um pouco chateada na época, mas o que eu poderia
fazer? Como era um projeto mais complexo eu não conseguiria dar andamento
sozinha. Resolvi então pensar em outro projeto mais simples e que pudesse fazer
sozinha. Isso tudo aconteceu em 2021 até maio de 2022.
No
meio do caminho, muitas outras ideias surgiram, mas faltava tempo, conhecimento
e braço para dar andamento em tudo rsrs, mas meu namorado entrou na jogada
comigo e ele parece animado em lançar um jogo. Pelo menos, para portifólio, vai
ser uma baita evolução pra ele.
Em
2023 comecei a aprender programação para fazer os códigos do jogo, pois eu só
tinha habilidades artísticas. Comecei com a Godot pois achei a interface mais
amigável. Fiz alguns testes, estava gostando dos resultados, mas perdi muito
tempo tentando aprender coisas nessa engine. Um erro que cometi também em 2023
foi de não ter me dedicado o suficiente. Não tive constância. Deveria ter
trabalhado no jogo pelo menos toda semana e isso não aconteceu. Passaram-se vários
meses que eu mal tocava no jogo e, obvio, o projeto não evolui.
Em
2024 eu resolvi migrar o projeto da Godot para o GameMaker. Aprender toda a
parte da programação novamente e senti que foi uma decisão acertada. Eu estava
evoluindo bem mais. Para projetos em 2D acredito que não tem melhor engine que o
GameMaker dentre as opções mais amigáveis para iniciantes.
Porém
novamente, não tive constância. Não existia rotina e teve alguns meses que eu
mal toquei no projeto, mas fiz coisas bem legais no GameMaker que me mantiveram
animada com o projeto. Iniciei uma nova graduação em programação para me ajudar
no trabalho e no projeto do jogo. Acho que essa nova graduação também ajudou a
tomar uma parte do tempo que tinha disponível para o jogo.
Neste
ano pretendo fazer diferente. Irei adicionar uma rotina para o projeto. Durante
a semana, irei pegar no projeto todo dia, nem que for apenas 30min. Seja
aprendendo coisas novas, seja implementando alguma mecânica ou testando coisas
já feitas.
Pretendo
avançar bastante no projeto esse ano. Não sei se vai ser suficiente para lançá-lo,
mas quero ver algo bem adiantado.
Basicamente
esse foi um resumo do que aconteceu esses anos na minha jornada de gamedev.
Acho que faltou dedicação, pois tive tempo e não o usei adequadamente, massssss
eu vou lançar um jogo. Acho que o primeiro jogo é sempre o mais difícil. Não
quero lançar um jogo que é uma cópia de um tutorial com outra embalagem. Quero
entregar um jogo bem estruturado, com uma história, bem polido e com uma mecânica
agradável. Sei que eu posso fazer isso e eu tenho certeza que vou conseguir.
Então
é isso pessoal. Quero fazer um post depois, de como eu começaria minha jornada
de gamedev se já soubesse tudo que sei hoje. Talvez seja útil para alguém que
está pensando em começar.
Agradeço
a todos pela visita e um excelente 2025 para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário